'Fábrica de diplomas' é uma envolvente história de suspense que tem como cenário a conturbada (e pouco explorada) realidade dos universitários brasileiros, divididos entre livros, amores impossíveis e festas regadas a drogas e álcool.
Uma estudante de farmácia é baleada no campus de uma faculdade durante o intervalo das aulas. O psicanalista Antonio Pastorize é chamado pelo reitor para investigar o crime e descobre a participação de um estranho personagem, que, apesar de ser analfabeto, acaba de passar no vestibular.
Atormentado por dúvidas sobre os métodos utilizados pela profissão que escolheu, Pastoriza reencontra uma ex-namorada, envolve-se numa disputa pessoal com o chefe de polícia e se vé no meio da guerra entre milícias e traficantes pelo controle de uma nova droga sintética produzida no laboratório de farmácia da universidade. E precisa descobrir a identidade do misterioso Doutor, um bandido cujo rosto nunca foi visto por ninguém.
No curso das investigações, o psicanalista percebe a decadência do ensino superior no país e a disputa comercial por alunos/clientes entre as instituições privadas, reforçada pela chegada de inescrupulosos investidores estrangeiros, integressados em participar do milionário mercado da educação.
Com este livro, publicado originalmente sob a titulo de 'O analfabeto que passou no vestibular,' Felipe Pena iniciou sua trilogia do campus, composta, na sequência, pelos romances 'O marido perfeito mora ao lado' e 'O verso do certão de embarque', editados pela Record"--Publisher's description, p. [2] of cover.
Título Fábrica de diplomas -
Autor Felipe Pena -
Editora Editora Record, 2011
ISBN 8501093939, 9788501093936 -
Num. págs. 334 páginas