Fábrica de Diplomas

Fábrica de Diplomas

Editora: Editora Record

Autor: Felipe Pena

Fábrica de Diplomas é uma envolvente história de suspense que utiliza como cenário a conturbada (e pouco explorada) realidade dos universitários brasileiros, divididos entre livros, amores impossíveis e festas regadas a drogas e álcool.
Uma estudante de farmácia é baleada no campus de uma faculdade durante o intervalo das aulas. O psicanalista Antonio Pastoriza é chamado pelo Reitor para investigar o crime e descobre a participação de um estranho personagem, que, apesar de ser analfabeto, acaba de passar no vestibular.
Atormentado pelas dúvidas sobre os métodos utilizados pela profissão que escolheu, Pastoriza reencontra uma ex-namorada, envolve-se em uma disputa pessoal com o chefe de polícia e se vê no meio da guerra entre milícias e traficantes pelo controle de uma nova droga sintética produzida no laboratório de farmácia da universidade. E ainda precisa descobrir a identidade do misterioso Doutor, um bandido cujo rosto nunca foi visto por ninguém.
No curso das investigações, o psicanalista percebe a decadência do ensino superior no país e a disputa comercial por alunos/clientes entre as instituições privadas, reforçada pela chegada de inescrupulosos investidores estrangeiros, interessados em participar do nosso milionário mercado da educação.
Com este livro, publicado originariamente sob o título de O analfabeto que passou no vestibular, Felipe Pena iniciou a sua trilogia do campus, composta, na sequência, pelos romances O marido perfeito mora ao lado e O verso do cartão de embarque, todos publicados pela Record.